• Renato Martins

KondZilla e a VEVO – A parceria fortalecendo o funk

O funk carioca existe há quase 40 anos. E desde sempre sua palavras na mídia sempre foram associada ao crime, tráfico, negros, favelas, sem calcinha, arma, bandido, e afins. Sempre com tom pejorativo. A mídia, de certa forma, tentava explorar e recriminar o funk, para que ele não saísse da favela, para que não chegasse ao asfalto. Mas isso mudou, e para melhor.

De uns anos pra cá, o funk começou a ingressar na TV, no Rádio, os jornais tentam valorizar o som como cultura carioca, o Rio Parada Funk virou Lei e agora é um evento anual, para celebrar o Funk. A cultura do funk carioca, virou patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, e muitas outras conquistas que deixam o funk com uma cara melhor do que ele herdou, sem nunca ter pedido.

E nesse contexto todo, surge a parceria do KondZilla com a VEVO – canal de vídeos da Sony no youtube, exibida no mundo inteiro. A parceira fortalece a música carioca e a cultura brasileira. Mesmo que, por enquanto, 90% dos videoclipes ainda falem de ostentação, marcas, carros, luxo, ainda é mais uma forma de exportar a cultura carioca para o resto do mundo. E se uma multinacional, com o peso da Sony, acreditou no funk, é porque ele tem muito valor.


Captura de tela 2014-03-19 às 16.21.55

Um problema que esta implícito nisso tudo, e que as vezes passa despercebido, é que o estrangeiro sempre apreciou o funk como música brasileira, muitas vezes como a música eletrônica brasileira. O problema nem sempre é a forma de exportar, e sim a forma como o próprio público brasileiro recebe o seu próprio produto. A mídia de fora já fez documentário, compilações, leva artistas para turnê, lança disco, homenageia, e garante com que a cultura continue viva. O problema esta nosso quintal. E enquanto esse problema não for solucionado, conquistas como essa só farão com que o funk ganha cada vez mais espaço lá fora, e não aqui dentro.

Confira o videoclipe de estreia do novo canal de videos do KondZilla. A música é Tá na Chuva, do Mc Kapela.


Foto Divulgação MC Kapela  Clipe Tá na Chuva(1)

#Videos #parceria #vevo #kondzilla #sony #bailefunk

0 visualização0 comentário